21 de out. de 2010

Deus e eu


Deus nos criou, nos conhece e nos ama infinitamente.
E nós? Como correspondemos a tudo isso?
Conhecemos um pouquinho de Deus?
Amamos um pouquinho a esse Deus que é só amor?
Deus nos criou à Sua imagem e semelhança.
Com inteligência para conhecer, pensar, inventar, construir...
Com vontade para amá-Lo e liberdade para escolher o bem.

Nascemos com inteligência para conhecer a Deus.
E com vontade para poder amá-lo.
E Deus nos dá todo o tempo de nossa vida para isso.
Quanto mais O conhecermos, mais nos alegraremos em saber o quanto Ele nos ama e maior será nossa vontade de corresponder a este grande amor.

Para conhecermos alguém é necessário nos aproximar, conversar, nos tornar amigos...
Para conhecermos a Deus precisamos nos aproximar dEle, procurar Seus sinais na criação.
Precisamos conhecer o que Ele próprio quis nos revelar sobre o seu plano de amor para com os homens.

É através da Bíblia que Deus se revela a nós e nos diz quem e como Ele é e o que espera de nós.
Precisamos conversar com Ele, e fazemos isso na oração.
Precisamos principalmente estar junto dEle na celebração do banquete para o qual Ele nos convida todo domingo:

A SANTA MISSA!

Se O conhecermos um pouquinho será impossível não amá-Lo "um muitão" e quem ama a Deus, se alegra sempre em fazer sua vontade.

Cristo é o centro da Bíblia.
Cristo é o centro da história.
Cristo é o centro da nossa vida.

Na Bíblia, Deus se revela a todos os homens e a você também.
Este é o grande segredo da felicidade: A certeza desse amor que Deus tem para conosco que nos dá coragem de vencer o mundo por amor a Ele.

A Bíblia nos diz:

"Revela-me teus caminhos Senhor, para que eu me acostume com o Teu modo de agir." (Sl 24, 4)

"O Senhor se torna íntimo dos que O temem e lhes manifesta o Seu plano de amor." (Sl 24, 14)

Tempo de meditar:

Catequista: Quando estamos com nossos amigos conversamos com eles, trocamos idéias, contamos novidades. Deus é nosso maior amigo, Ele quer conversar conosco e deseja que falemos com Ele.
Leitor 1: Através da oração, conversamos com Deus.
Leitor 2: Através da oração, percebemos a presença de Deus.
Leitor 3: ... em suas criaturas e nos acontecimentos
Leitor 4: ... na história da salvação
Leitor 5: ... no irmão que sofre
Leitor 6: ... nos gestos de solidariedade, partilha e perdão.
Todos: Senhor, queremos Te conhecer e Te amar. Queremos que os outros percebam através de nossas atitudes que Tu és o valor máximo de nossa vida. Amém.
(cântico à escolha do grupo)

Atividades:

1) Lendo a Bíblia: nós amamos a quem conhecemos. Deus nos conhece e nos ama... Reflita sobre o amor de Deus através do Salmo 118, 9-17

2) Todo mundo quer ser feliz e procura os mais variados meios para alcançar a felicidade. Há quem pense que a felicidade vem do dinheiro, da beleza, do poder, da fama, do ter e aí não consegue realizar-se plenamente. Para você, o que é ser feliz?

3) Quando e por que as pessoas não encontram o amor verdadeiro?

4) Um dos maiores meios de ser feliz é levar a felicidade aos outros. Quais são as atitudes de alguém que procura viver realmente o amor de Deus? Escolha as opções corretas:

a) Procuro ser amigo sincero e leal
b) Só faço o que me interessa, não me incomodo com os outros
c) Procuro sempre um momento durante o dia para conversar com Deus
d) Gosto de levar vantagem em tudo
e) Reconheço meus erros e procuro melhorar
f) Amo somente aqueles que me interessam

1 comentários:

Ronei Figueiredo disse...

Olá me chamo Ronei Figueiredo e sou catequista há 3 anos.
Tenho um blog sobre a catequese também que é: roneicatequista.blogspot.com
Estou passando aqui para convidar-lhe a participar da Campanha Catequistas Unidos.
http://catequesenanet.blogspot.com/2011/06/vamos-divulgar-seu-blog.html
http://2.bp.blogspot.com/-8rXMvwy5pxE/TemDbgYY9aI/AAAAAAAACeg/lAx4lsJ6ctQ/s1600/Selinho+Parceria.jpg

Postar um comentário

Evangelizar é preciso!

Link-me