22 de out. de 2010

Deus se comunica com os homens

Muitas vezes e de muitos modos, Deus revelou seu amor às pessoas nas maravilhas da natureza, cuidando de toda a humanidade e falando ao seu povo eleito.
Durante muito tempo as pessoas foram transmitindo umas às outras como Deus se manifestava. Fazia isto de forma oral, isto é, através de conversas nas famílias e nos grupos. Depois de alguns séculos, homens guiados pelo Espírito Santo, começaram a escrever a Palavra de Deus, deixando registrada de outra forma, a Revelação que Deus fazia aos homens e a experiência que eles faziam dEle.
No início escreviam em folhas de uma planta chamada papiro ou em rolos de pele de carneiro. Com o passar do tempo, esses rolos foram reunidos e formaram a Sagrada Escritura ou Bíblia Sagrada, coleção de 73 livros que contém a Palavra de Deus, isto é, a carta de amor que Deus dirige aos homens de todas as épocas.
Através da Bíblia, Deus fala com os homens como amigo e chama-os a viver do seu amor.
A linguagem bíblica muitas vezes é poética e simbólica, e por isso precisamos de ajuda para entender o seu significado de maneira correta.
Jesus, o filho de Deus, confiou à Igreja Católica, fundada por Ele mesmo, a guarda e interpretação da Bíblia.
Na Bíblia está narrada a criação do mundo, a criação e o pecado do homem e toda a vida do povo de Israel, do qual iria nascer o Salvador Jesus.
Também encontramos o relato do nascimento do Salvador, sua vida e ensinamentos, sua morte e ressurreição.
Tudo que aconteceu, desde a criação do mundo, até o nascimento de Jesus Cristo, está nos 46 livros do Antigo Testamento (AT)que são agrupados no Pentateuco, em livros históricos, sapienciais e proféticos.
O Novo Testamento (NT) possui 27 livros. Os quatro Evangelhos narram a vida de Jesus, seus ensinamentos, seus milagres, sua morte e ressurreição.
No livro dos Atos dos Apóstolos encontramos a vida da Igreja no seu início, com a conversão dos homens a Cristo.
As 21 epístolas trazem o ensinamento dos Apóstolos às comunidades que foram surgindo com a difusão do Evangelho e o Apocalipse é o único livro profético do Novo Testamento.

Como já vimos no encontro anterior...

Cristo é o centro da Bíblia.
Cristo é o centro da História.
Cristo é o centro da nossa vida!


NA BÍBLIA, DEUS SE REVELA A TODOS OS HOMENS E A VOCÊ TAMBÉM!

Vamos celebrar:
(Arrumar, com os catequizandos, um local especial para a Bíblia: mesa, toalha, flores, vela acesa. Escolher uma música para a entrada da Bíblia)

Catequista: a Bíblia é o Livro Sagrado. Ela é a Palavra de Deus escrita, mensagem do amor de Deus para com a humanidade. Vamos recebê-la com alegria, cantando.
(Após uma pequena procissão com a Bíblia, colocá-la no lugar preparado)

Lado 1: A Bíblia é luz para os nossos passos, força para nossas fraquezas, alimento para nossa fé. Nela encontramos a experiência do povo de Deus e mensagem de Jesus, o Filho de Deus que viveu, morreu e ressuscitou para nos dar a força de seu amor.

Todos: Obrigado(a) Senhor, por tua palavra que nos dá muita Alegria!

Lado 2: Toda a Bíblia revela o plano do amor de Deus por nós, tendo Jesus Cristo como centro de toda a história da Salvação.

Todos: Nossa luz é Jesus, que nos conduz pelos caminhos da paz!

Catequista: A Palavra de Deus deve ser recebida por um coração aberto, a fim de que produza muitos frutos de vida. Para ensinar como as pessoas devem ouvir a Palavra de Deus, Jesus contou a seguinte parábola:

Leitor 1: (Ler Lc 8, 1-15)

Catequista: Aclamemos a Palavra de Deus com uma salva de palmas!

Agora vamos refletir:


Que mensagem levamos desse texto para a nossa vida diária?
(tempo para a partilha do grupo)

Atividades:

1) Você sabe como encontrar uma passagem bíblica? Veja como é fácil...
A Bíblia está dividida em livros, como numa estante e cada livro, por sua vez, está dividido em capítulos e versículos.Então a ordem é a seguinte:

a) Indica-se o livro da Bíblia que vai ser lido (geralmente pela sua abreviatura) Ex: Mt = Mateus, Gn = Gênesis, Lc=Lucas, Rm=Romanos, Ap=Apocalipse.

b) O capítulo é o primeiro número, logo após o livro e antes da vírgula.

c) O versículo é o número que vem após a vírgula.

Viu como é fácil?
Agora procure essa passagem na sua Bíblia. E depois estas: Lc 2, 10; Jo 6, 15; Lc 15, 31; Lc 22, 19
2) Loteria Bíblica: marque um X na coluna (1) quando só a primeira resposta estiver certa, na coluna (2) quando a segunda resposta estiver certa e na coluna do meio (X) se ambas estiverem certas.


3) Procure em sua Bíblia, o significado das seguintes abreviaturas bíblicas:
Dt, Js, Jz, 1Cr, Ne, Tb, Sl, Is, Jr, Lc, Ef, 2Co, Jo, Jd, Ap

Cola:



3 comentários:

Unknown disse...

oi minha flor ...lindo seu blog viu? amei ... bjus

Catequese e Luz disse...

Querida amiga, a paz de Jesus! Venho dizer que admiro muito seu blog e te entregar um presente que está exposto no meu blog http://catequeseeluzz.blogspot.com.br/ - passe lá para buscar, é com muito carinho que venho te oferecer!

Abraços, Amiga Érica

Irene Catequista disse...

Belo blog! Obrigada por nos edificar em nossa missão de catequistas!

Postar um comentário

Evangelizar é preciso!

Link-me