30 de nov. de 2010

Jesus chama os Apóstolos



A amizade é um bem que não tem preço. A história de uma amizade começa sempre de um encontro. Um gesto de atenção, um esforço de estar sempre junto dos amigos pode ser o primeiro passo de um longo caminho a percorrerem juntos.

Assim acontece com Jesus. Toda a sua vida é uma oferta contínua de amizade a todos que O encontram. Quem acolhe seu convite, descobre pouco a pouco nos seus gestos e nas suas palavras os sinais do verdadeiro amigo: generoso e forte, compreensivo, mas também exigente, intolerante diante de toda hipocrisia, fiel até à morte.

Jesus começou sua vida pública anunciando a Boa Nova do Reino de Deus e ensinando as verdades de Deus. E muitas pessoas começaram a segui-lo e tornaram-se seus discípulos. Dentre estes discípulos, Jesus escolheu 12 que se tornaram APÓSTOLOS. Estavam sempre juntos e aprenderam tudo o que Jesus ensinava (Mc 3,13-19).

Os 12 Apóstolos foram escolhidos para conviver com Jesus, aprender o que Ele ensinava e continuar a sua missão na Terra. Apóstolo significa ENVIADO. Sempre que Jesus chama alguém é para dar-lhe uma missão.

Os primeiros a serem chamados foram Simão e André, seu irmão. Depois Jesus foi chamando outros para seguí-lo. Um era cobrador de impostos, mas a maioria era pescador, profissão comum naquela época. Aproveitando esta situação, Jesus os convidou dizendo: "Vinde após mim e vos farei pescadores de homens" (Mc 1,17)

Foi com este grupo de Apóstolos que Jesus começou a formar a sua IGREJA. Igreja é uma palavra de origem grega que significa assembléia ou reunião. Nós nos acostumamos a chamar de "igreja" um prédio (templo), mas o prédio é apenas o lugar da reunião. A verdadeira Igreja de Jesus é feita de pedras vivas que são os cristãos (1Pd 2,4-10)

Todos nós, em todos os tempos, em qualquer idade, cultura e condição social somos chamados a nos integrar no Povo de Deus, a Igreja de Jesus. A missão divina confiada por Cristo aos Apóstolos deverá durar até o final dos tempos (Mt 28, 20)

A amizade que Jesus oferece é para todas as pessoas e Ele pede de nós uma resposta pessoal e firme.

TODA VOCAÇÃO É UM CHAMADO DE DEUS PARA A REALIZAÇÃO DE ALGUMA COISA.
VOCÊ TAMBÉM É CHAMADO A SER AMIGO DE JESUS, A FAZER PARTE DE SUA IGREJA.
QUAL SERÁ SUA RESPOSTA?

Vamos celebrar:

Catequista: Todos nós somos chamados à vida. Todos nós temos a felicidade de ser cristãos. Jesus nos convida a participarmos ativamente de sua Igreja, por isso vamos perguntar com toda sinceridade, dispostos a ouvir o que Jesus nos responder:

Todos: Senhor, o que queres que eu faça? Quero conhecer o vosso plano de amor para a minha vida. Me ensina a fazer a Vossa vontade.
Rezemos por todas as vocações, pelos sacerdotes, pelos religiosos e religiosas que ouviram o chamado de Jesus e se decidiram segui-lo mais de perto:


ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Senhor da messe e pastor do rebanho,
faz ressoar em nossos ouvidos
o teu forte e suave convite:
"Vem e segue-me"!
Derrama sobre nós o teu Espírito,
que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho
e generosidade para seguir a tua voz.

Senhor,
que a messe não se perca por falta de operários.
Desperta as nossas comunidades para a missão.
Ensina a nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino,
na vida consagrada e religiosa.

Senhor,
que o rebanho não pereça por falta de pastores.
Sustenta a fidelidade dos nossos bispos,
padres e ministros.
Dá perseverança aos nossos seminaristas.
Desperta o coração dos nossos jovens
para o ministério pastoral na tua Igreja.

Senhor da messe e pastor do rebanho,
chama-nos para o serviço do teu povo.
Maria, Mãe da Igreja,
modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder "SIM".
Amém.

Atividades:

1) Leia a Bíblia, em MT 4,18-22 e complete o texto a seguir sobre os primeiros Apóstolos escolhidos por Jesus:

Caminhando ao longo do Mar da Galiléia, viu dois irmãos: __________ (que se chama _________) e ____________, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: “Vinde após mim e vos farei _________________________” Passando adiante, viu outros dois irmãos: ____________ filho de Zebedeu e seu irmão _______________ que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes.

2) Em nossas comunidades existem vários movimento e pastorais que dinamizam a ação do Evangelho. Procure no caça-palavras e depois complete nas frases abaixo, de acordo com o trabalho que fazem:



________________ prepara os catequizandos para participarem dos Sacramentos de Iniciação Cristã.

________________ prepara os jovens para receberem o Sacramento da Confirmação.

________________ prepara pais e padrinhos para assumirem o compromisso junto às crianças, jovens e adultos que serão batizados.

________________ leva os jovens a participarem ativamente de suas comunidades.

________________ chama a família cristã a viver como a família de Nazaré.

3) Escreva o nome de alguns dos Apóstolos de Jesus hoje:

Papa: ________________________________

Bispo: _______________________________

Padre: _______________________________

4) Todos somos chamados a ser apóstolos de Jesus. Então, que tal montarmos um cartaz, em grupo, aproveitando reportagens de revistas e jornais, convidando outras pessoas a participarem de nossa comunidade?

5) Pesquise o nome dos 12 Apóstolos de Jesus e escreva em seu caderno.

6 comentários:

Anônimo disse...

eu acho muito legal ensinamentos da igreja para os pequeninos na internet pois nao precisam sair de casa com um clima de temporal.Eu gosto muito do site ninos da catequese.

MARIA EDUARDA R.DE S.

ADRIANA disse...

A PAZ DO MENINO JESUS E O AMOR DE MARIA, DEUS SEJA LOUVADO IRMÃ POR ESTE BLOG, SEI DE TODA ENTREGA QUE É PRESCISO TER, MAS VALE APENA, TEMOS QUE SER OBEDIENTES A VOZ DO MESTRE, ELE NOS DEU UMA ORDEM "IDE POR TODO MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA" QUE DEUS TE ABENÇÕE E ACOLHA SUA ORAÇÃO.AMEM MEU NOME É ADRIANA TENHO UM BLOG TAMBEM FICAREI FELIZ SE ME VISITAR, EVANGELIZO CRIANÇAS TAMBEM.
MEU BLOG É; http://cristoreigrupodeoracaodecrianca.blogspot.com/

Katia disse...

É IMPORTANTE QUE AS NOSSAS CRIANÇAS POSSAM CONHECER MAIS SOBRE OS APOSTÓLOS, e saibam que todos nós podemos e devemos ser discípulos de Jesus, a catequese é fundamental para isto, e as atividades são auxiliares para os catequistas. Das atividades a que mais gostei foi a de caça palavras , já percebi que as crianças gostam muito de atividades assim.

Cynthia Brito disse...

Que atividade legal!
É essencial que as crianças leiam sobre isto e se aprofundem nas leituras bíblicas! Que todas elas reconheçam em Deus o GRANDE AMOR, e a GRANDE ESPERANÇA. Que nenhuma delas se sintam desmotivadas para continuar a missão que Deus deixou para elas aqui na terra: "Deixai vir a mim as criancinhas..."

Catequista da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Várzea)
Recife - Pernambuco

Anônimo disse...

Sheila, parabéns!!!

Sou catequista em Camanducaia - MG, adorei as atividades que você postou. Peço que Deus continue te iluminando para continuar nesse caminho. Beijos

Cristiane

Anônimo disse...

É maravilhoso! Nos ajuda muito na nossa caminhada com os nossos catequizandos. Deus a abençoe e lhe dê sabedorias para continuar nos ajudando.

Postar um comentário

Evangelizar é preciso!

Link-me