14 de nov. de 2010

Maria, a Mãe do Salvador

O PLANO DO AMOR DE DEUS, NO NOVO TESTAMENTO

Nós já sabemos que Deus preparou o povo hebreu para a vinda do Salvador. Vários profetas anunciavam a vinda do Messias. Um deles, o profeta Isaías, disse: "Eis que uma Virgem dará à luz um menino e lhe dará o nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco" (Is 7, 14)
Então, como se pode ver, desde o Antigo Testamento Deus quis que seu Filho nascesse de uma mulher. Porém, esta mulher deveria ser muito especial. Para isso, Deus preparou de modo único a mãe do Salvador, Maria Santíssima.
Maria foi concebida sem pecado original, isto é, desde que foi concebida por seus pais, Ana e Joaquim, Maria foi pura e sem mancha, como no início da criação, antes do pecado original.
Nossa Senhora foi criada dentro dos costumes do povo judeu e, desde menina manifestou um amor muito grande a Deus. Morava na cidade de Nazaré e quando cresceu foi prometida em casamento a José, judeu piedoso e temente a Deus. O noivado dos judeus era compromisso seríssimo, com juramento de fidelidade igual ao casamento. Mas a noiva só era recebida pelo noivo um ano depois, quando, então passavam a morar na mesma casa.
No entanto, nem Nossa Senhora e nem seus pais sabiam que Deus tinha um plano especial para ela.

Por isso, quando chegou o tempo determinado, Deus enviou o Anjo Gabriel para dizer-lhe que ela seria a Mãe do Salvador. Com a surpresa de Maria, o anjo lhe explicou: "O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti, será chamado Filho de Deus." Maria, cheia de fé e confiando na promessa de Deus respondeu: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1, 26-36)
E, numa submissão humilde, Maria obedeceu a Deus, concebendo Jesus, nosso Salvador.
Jesus é, portanto, verdadeiro Deus pois foi concebido pelo Espírito Santo e verdadeiro homem, pois é filho de uma mulher, Maria.


E o que aconteceu a José? Quando percebeu que Maria estava grávida, resolveu se afastar, para não ter que entregá-la como adúltera às autoridades judaicas, mas um anjo o avisou em sonho que recebesse Maria como esposa, pois ela havia concebido o Salvador do mundo. (Mt 1, 18-25)
José, então, a recebe em sua casa e ambos vivem uma vida casta, totalmente consagrada a Deus e assim permaneceram durante toda a vida.
São José é pai adotivo de Jesus. Foi seu protetor e também protetor da Sagrada Família.
Santa Maria é a mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Rainha do céu e da terra. É a mãe de Jesus e nossa mãe.

Por causa do seu SIM a Deus, que nos trouxe a verdadeira vida, Maria é a mais feliz de todas as mulheres. Maria é verdadeiramente a mãe de Deus, pois seu único filho, Jesus, é o Filho de Deus.

Vamos celebrar:

Catequista: Maria é a Mãe de Jesus e nossa mãe. O povo cristão possui um amor especial à ela e a oração mais conhecida de Nossa Senhora é a AVE MARIA, que agora rezaremos com muito amor!

Leitor 1: Deus Pai quis que a Virgem Maria fosse sem pecado, plena de graça.
Todos: AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA. O SENHOR É CONVOSCO.

Leitor 2: Após o anúncio do anjo, Maria visita sua prima Isabel que também esperava um filho. Aquele menino era João Batista. Nós saudamos Maria Santíssima com a alegria de Isabel.
Todos: BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE, JESUS.

Leitor 3: Maria Santíssima é Mãe de Deus e nossa também e, como mãe, intercede por todos nós junto a Jesus.
Todos: SANTA MARIA, MÃE DE DEUS. ROGAI POR NÓS, PECADORES.

Leitor 4: Em todos os momentos de nossa vida Maria deve estar sempre presente.
Todos: AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE. AMÉM.

(Sugestão de canto: A Escolhida)

Atividades:

1) Você ficou conhecendo um pouco mais a Mãe de Jesus. Então complete abaixo a ficha de Maria Santíssima:

NOME: _____________________________________
FILIAÇÃO:__________________________________
NOME DO SEU ESPOSO: ________________________
PROFISSÃO DO SEU ESPOSO: ____________________
CIDADE EM QUE MORAVA: ______________________
QUAL FOI A GRANDE MISSÃO DE MARIA?___________
____________________________________________

2) Lendo a Bíblia:
Ache em sua Bíblia o diálogo entre o Anjo Gabriel e a Virgem Maria e transcreva os versículos 35-38 do capítulo 1 do Evangelho de São Lucas:




3) A exemplo da Santíssima Virgem, vimos que devemos nos esforçar para fazer sempre a vontade de Deus. E você? O que pode fazer para realizar a vontade de Deus em sua vida?



4) Maria possui muitos nomes, conforme o povo cristão queira homenageá-la. Mas ela é uma só. Quais os títulos de nossa Senhora que você conhece? e por que ela recebeu esses títulos?

10 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do texto e das atividades por conter uma linguagem simples mas com profundidade. Que DEUS abençoe sua criatividade!

Anônimo disse...

Tenho que agradecer imensamente por este espaço tão proveitoso para nós catequistas...eu busco sempre aqui o material para meus encontros,percebe-se o carinho com que tudo é postado.
Nosso Senhor Jesus continue iluminando vc!
Bjossss
Sandra-Catequista/Coordenadora da 1ª Etapa

Cynthia Brito disse...

Muito belo, Sheila!

Lindo o seu trabalho!
Vou levar para as crianças da comunidade onde trabalho, tenho certeza de que elas irão gostar demasiadamente =D

Obrigada!


Cynthia - catequista
Paróquia NSrª do Rosário (Várzea) Recife-PE
Comunidade São João Batista

Anônimo disse...

Sheilinha, que Deus continue a te iluminar e abençoar. Adoro seu blog, uso muito seus textos nos meus encontros de catequese.
Obrigada!
Vilma Laurindo
Iracemápolis- SP

Érica disse...

Deus abençoe essa evangelização.
Encontrei tudo que precisava aqui!

graça disse...

Muito bom, me ajudou muito. Obrigada.

Anônimo disse...

Estava Procurando algo para falar de Maria....E Deus me mostrou este artigo maravilhoso para que eu leve aos meus írmãos algo sobre a Mãe de Jesus. Que Maria em seu infinito amor, conceda proteção e interda por todos nós junto a Jesus,,,,Glória a Deus. Agostinho Lima - Altamira - Pará

Anônimo disse...

simples e objetivo. gostei muito! parabens!!!

Unknown disse...

Muito obrigado, parabéns!

Anônimo disse...

maravilhoso, obrigada por compartilhar. que Deus te abençoe e ilumine.

Postar um comentário

Evangelizar é preciso!

Link-me