26 de nov. de 2010

O Batismo de Jesus



Vimos em nosso encontro anterior que Jesus morou aproximadamente 30 anos em Nazaré assumindo tudo o que faz parte da nossa vida humana, menos o pecado. Ele conheceu, viveu e deu um sentido divino a toda a realidade humana.

Neste mesmo tempo viveu um homem chamado João Batista, primo de Jesus, filho de Zacarias e Isabel. Ele foi o precursor de Cristo, isto é, preparava o povo para a vinda do Messias.

João Batista pregava um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. Aqueles que reconheciam seus pecados e se arrependiam eram purificados na água: sinal de que tinham vontade de mudar de vida. Uma multidão de pessoas deixava-se batizar por ele. Muitos acreditavam que João era o Messias. Ele respondia lembrando uma profecia de Isaías: "Eu sou a voz que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor" (Jo 1,23). E também dizia: "Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. Esse é que vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado" (Jo 1,26-27)

Naqueles dias, Jesus foi ao rio Jordão para ser batizado por João. Ao vê-lo, João disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É esse de quem eu disse: Depois de mim virá um homem que me é superior, poque existe antes de mim" (Jo 1,29-30). João hesita em batizar Jesus, pois sabia que Ele não tinha pecado e lhe diz: "Eu devo ser batizado por Ti e Tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então, João cedeu" (Mt 3,14-15).

Quando Jesus foi batizado por João Batista, este viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e repousar sobre Jesus. Ao mesmo tempo uma voz se fez ouvir: "Eis meu Filho muito amado em quem ponho a minha afeição" (Mt 3,17). Esta foi uma manifestação da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Jesus quis ser batizado por João, para mostrar que viera para assumir os nossos pecados, deixando-se contar entre os pecadores. Jesus é o Salvador do mundo: Ele é o homem novo, que vence o pecado e a morte. Com Ele e por meio dEle, uma multidão de irmãos de todas as raças e culturas, tornam-se o princípio de uma humanidade nova.

Após o Batismo no Jordão, repleto do Espírito Santo, Jesus foi para o deserto, onde permaneceu durante 40 dias e foi tentado por Satanás (Mt 4,1-11). Depois Jesus voltou para a Galiléia, onde iniciou sua vida pública.

Vamos celebrar:

João Batista apontando Jesus disse: "Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo!" (Jo 1,29) pensando na presença de Cristo no mundo e digamos:

Eles: Senhor, Tu és o caminho que nos conduz ao Pai.

Elas: Cristo, Tu és a verdade que ilumina os povos.

Todos: Senhor, Tu és a vida que renova o mundo.

(Sugestão de canto: "Batiza-me Senhor com Teu Espírito")

Atividades:

1) João Batista convidava as pessoas à CONVERSÃO. Vamos conversar, em grupo, sobre o significado desta palavra.

2) Será que todos nós precisamos nos converter? Quais os sinais de uma pessoa convertida?

3) Complete o texto com as palavras escritas nas nuvens abaixo:


Quando _________ foi ______________ no rio __________,
Deus se manifestou como ________, Filho e _____________ Santo:
é o ______________ da Santíssima ____________.


4) Para colorir:

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei os dezenhos para colorir a sementinha adora!!!

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Oi querida, o Google me trouxe aqui... rs Vim pegar a imagem do batismo de Jesus.

Fique com Deus!

Anônimo disse...

Nossa que maravilha estes encontros, me auxiliaram muito...Deus a mantenha sempre iluminada!

Adriana disse...

Meus parabens Sheila, é maravilhoso todo este seu trabalho. Eu dou catequese para o pré, e através do seu site posso pesquisar muitas coisas legais para os meus alunos. Bjs e obrigada.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog.Que Deus te ilumine para continuar com este trabalho tão bonito.
Silene

Postar um comentário

Evangelizar é preciso!

Link-me