1 de nov. de 2010

O homem se afasta de Deus

Já vimos que, de maneira maravilhosa, Deus criou o homem e quantas maravilhas foram criadas para ele.
Porém, mais do que tudo isso, eles eram felizes porque viviam na amizade de Deus.

Deus deu a nossos primeiros pais a graça de participarem da Sua vida divina. A isto chamamos paraíso!

Por isso não deveriam nem morrer, nem sofrer. Viveriam felizes, em harmonia com eles mesmos e com toda a criação (Gn 2, 15).

Mas então, se Deus é tão bom e nos criou com tanto amor, porque existe tanto sofrimento, infelicidade, maldade, injustiça, violência e morte?

A resposta para essas perguntas que muitas pessoas se fazem é...

Alguém tentou estragar o plano de amor de Deus

A Bíblia nos narra, na sua linguagem poética e significativa, que no paraíso, Deus apresentou a Adão e Eva a sua vontade, mediante uma ordem:

"Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim, mas não comas da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois no dia que dele comeres, morrerás certamente" (Gn 2, 16-17)
Isto é: Deus criou o homem como rei e senhor do mundo, mas quis lembrar ao homem que ele devia obediência ao Seu Criador e Senhor, isto é, que o homem para ser feliz, devia permanecer homem, uma criatura orientada para o seu Criador.

A Bíblia conta, então, que "uma serpente" colocou Eva à prova, dizendo: "No dia que comerdes deste fruto, sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal" (Gn 3, 4-5)

É claro que serpente não fala! Na linguagem simbólica, ela representa o mal.

O anjo mau, que havia se rebelado contra Deus e que, invejoso da felicidade do homem, mentiu e enganou Eva, querendo desviar o ser humano do plano de Deus.
Eva comeu e deu do "fruto" a Adão, que dele comeu também.

Evidentemente não houve nenhuma fruta, nenhuma maçã mordida, neste gesto dos nossos primeiros pais. Mais uma vez, o simbolismo usado pelo escritor sagrado quer nos ensinar que...

Adão e Eva desobedeceram a Deus, por soberba, orgulho.
Pecaram quando quiseram existir sem precisar de Deus.
O pecado foi não confiar na bondade e no amor de Deus

Esse pecado é chamado Pecado Original, pois está na origem de todos os pecados da humanidade.

Deus havia dado a nossos primeiros pais, uma vida de santidade junto d´Ele e assim seria para toda a humanidade. Mas, como eles não quiseram, e cometeram o pecado original, muita coisa mudou...
Depois do pecado não só Adão e Eva perderam o estado de santidade, mas também todos nós por sermos seus descendentes.

Desde então, toda pessoa nasce com a culpa do Pecado Original, isto é, sem a graça da santidade que foi perdida e com a aquisição de um estado novo: o estado de pecado.
Pecar é dizer NÃO a Deus, viver longe do seu amor.

Além disso, perdendo o estado de vida íntima com o Seu Criador nossos primeiros pais permitiram que entrasse no mundo a dor, a violência, a discórdia, a doença, o sofrimento, a inveja, o ódio, a guerra, a desordem, a morte... Enfim, toda a espécie de maldade entrou no mundo pela desobediência do homem a Deus.
Mas Deus, que é puro amor, não abandonou sua criatura!

E ali mesmo, "às portas do paraíso", prometeu ao homem e à mulher um SALVADOR, capaz de nos levar de novo ao estado de amizade com Deus, não mais como criaturas de Deus, mas como verdadeiros FILHOS DE DEUS!

Como é maravilhoso o plano de amor de Deus!

Celebrando:

Dividir a turma em dois grupos e organizar uma atividade celebrativa.
Um grupo receberá tiras de papel onde deverá escrever o que atrapalha a vida entre as pessoas, por causa do pecado. No outro grupo, distribuir flores e frutos de cartolina onde eles escreverão os frutos bons que devemos produzir, se estivermos unidos a Deus.

Após este momento, o primeiro grupo queimará num recipiente à parte, as tiras de papel. A seguir, o segundo grupo deverá pendurar num galho de árvore ou num desenho de árvore, os frutos bons.

Ao final, a turma entoará um bonito canto de reflexão.

Atividades:

1) Complete a cruzadinha abaixo, lembrando a história da criação de que nos fala o livro do Gênesis:

P) Segundo o livro do Gênesis, simboliza o mal.
E) Mãe de todos os homens.
C) Deus quer nossa...
A) Deus deu a nossos primeiros pais a graça de participarem da vida divina. A isto chamamos...
D) Quer dizer "feito de barro".
O) Pecado que está na origem de todos os pecados da humanidade.



2) Apesar do homem ter desobedecido a Deus, Ele não desiste de amá-lo e salvá-lo, por isso promete o Salvador. Pesquise em sua Bíblia e copie a passagem em que Deus faz esta promessa. Está no livro do Gênesis 3,15.

3) Durante esta semana você percebeu sinais de pecado em alguma notícia ou algum programa veiculado pelos meios de comunicação? Qual? Por que?

Divirta-se!



Pinte:

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de obter dicas dicas celebrativas de encontro sobre o tema, "POR AMOR DEUS ENVIA SEU FILHO AO MUNDO!" se possivel. Obrigada! jaquelinezanusso@hotmail.com

Anônimo disse...

poderia colocar as respostas?

Postar um comentário

Evangelizar é preciso!

Link-me