1 de mar. de 2011

Jesus envia o Espírito Santo


Quarenta dias após a Páscoa, depois de ter aparecido diversas vezes a seus discípulos e a muitas outras pessoas (Lc 24, 13-46) para que todos, inclusive você, tivessem certeza da sua Ressurreição, Jesus foi para o monte das Oliveiras, na Galiléia, conforme indicara a seus apóstolos.

Lá, abençoou-os, e disse: "Todo poder me foi dado no Céu e na Terra; ide pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o quanto vos mandei e eis que estou convosco todos os dias até a consumação do mundo" (Mt 28,16)

Jesus falou aos apóstolos, a mim, a você, a todos os cristãos!

A Boa Nova deve ser anunciada a todos os homens. O próprio Cristo nos garantiu ajuda, nessa missão: "Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do mundo"
Depois, diante dos apóstolos, subiu aos Céus (Mc 16, 19)

Mas antes de sua ascensão aos Céus, Jesus prometeu aos apóstolos que enviaria o Seu Espírito Santo para ficar conosco e nos ajudar a entender tudo o que Ele ensinou.

A promessa se cumpriu cinquenta dias após a Ressurreição. Jerusalém estava repleta de Judeus que tinham vindo celebrar a renenovação da Aliança que Deus fizera com Moisés. E estando os apóstolos reunidos em oração, juntamente com Maria, a Mãe de Jesus, o Espírito Santo desceu sobre eles. Era o dia de Pentecostes! (At 2, 1-3)

Cheios do Espírito Santo, os apóstolos ficaram completamente transformados: de homens temerosos surgiram corajosas testemunhas de Cristo, de homens lentos para entender surgiram brilhantes ensinadores da doutrina de Cristo. Pregavam com alegria os ensinamentos e a Ressurreição de Jesus, e eram entendidos por uma multidão, de várias línguas! Milhares se converteram e muitos milagres aconteceram. Tudo em nome de Jesus, por obra do Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade. (At 2, 4-8)

Não só os apóstolos receberam o Espírito Santo, mas também para nós se cumpre a promessa de Jesus. Nós recebemos o Espírito Santo, pela primeira vez, no nosso Batismo (At 2, 38-39)

É o Espírito Santo que ilumina nossa inteligência para conhecermos a Deus. É o Espírito Santo que enche nosso coração do Amor de Deus, e nos torna capazes de amar a Deus e ao próximo. É o Espírito Santo que nos dá coragem para proclamarmos e vivermos os ensinamentos de Jesus.

Vinde Espirito Santo!
Enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor.

Vamos celebrar

Catequista: O Espírito Santo, que os apóstolos receberam no dia de Pentecostes, vem a nós no dia do nosso Batismo, por isso podemos dizer:

Lado 1: Obrigado Senhor, pelo meu Batismo, pois, através dele o Espírito Santo habita em mim.

Lado 2: Dá-me Senhor, coragem para suportar os problemas que vierem afetar minha vida.

Lado 1: Ilumina minha inteligência para que eu saiba viver e transmitir teus ensinamentos.

Catequista: Com alegria, manifestemos nossa fé no Espírito Santo.

Lado 2: Creio no Espírito Santo, que dá vida à Igreja de Jesus Cristo e a cada um de nós, fazendo-nos suas testemunhas.

Lado 1: Creio no Espírito Santo, que permite à Igreja de Jesus Cristo e a cada um de nós, perdoar ao próximo, o escutar e amar.

Lado 2: Creio no Espírito Santo, que acompanha a Igreja de Jesus Cristo e cada um de nós, e nos conduz até o fim.

Canto final: "Vem, Espírito Santo"


Atividades

1- Marque certo (C) ou errado (E) e depois corrija as afirmações erradas:

(__) Jesus ressuscitado apareceu diversas vezes
(__) A Boa Nova de Jesus deve ser anunciada somente aos cristãos
(__) Jesus promete aos apóstolos o Espírito Santo
(__) Na Páscoa o Espírito Santo desce sobre os apóstolos
(__) Os apóstolos reunidos em oração com a Virgem Maria se preparam para a vinda do Espírito Santo

2 - Decifre o código e responda a seguinte pergunta:

Quando recebemos o Espírito Santo pela primeira vez?
Resposta: $ # " @ * & <
Onde:
A = #
B = $
I = @
M = &
O = <
S = *
T = "

3 - Complete com os nomes das 3 pessoas da Santíssima Trindade:
Criador de todas as coisas: _____________
Nosso Salvador, se fez homem, morreu e ressuscitou: ______________
Nos dá força e coragem para anunciarmos a Boa Nova: _____________

4 - Lendo a Bíblia:
No livro dos Atos dos Apóstolos, São Lucas nos diz como aconteceu a descida do Espírito Santo. Leia at 2, 1-4 e ordene os fatos:
E apareceram como línguas de fogo (__)
E começaram a falar em outras línguas (__)
Chegou o dia de Pentecostes (__)
As línguas se dividiram e pousaram sobre eles (__)
Todos ficaram cheios do Espírito Santo (__)
Do céu veio um barulho de um vento muito forte (__)
Estavam todos reunidos naquele mesmo lugar (__)

5 - Vamos colorir?

9 comentários:

Rosa Maria disse...

Maravilhoso esse encontro...estou trabalhando esse tema com meus catequizandos...bjs

Thiago Ventura disse...

Muito legal esse encontro. Vou trabalhar esse tema e vou usá-lo. Beijos e fique na paz do Senhor.

Anônimo disse...

Gostaria de saber por que Jesus enviou o Espírito Santo para os apóstolos?

Celina Mendonça disse...

Amei as sugestões. Vou usar na minha catequese.Comunidade N. Sra das Graças em Itajubá no Sul de Minas Gerais. Beijos e que Deus a abençoe!

Wilian disse...

Gostei muito desse blog, Parabéns!

Wilian disse...

Gostei muito desse Blog,Parabéns!

Anônimo disse...

amei seu blog! estava mesmo precisando de um encontro prático para minha turma .Deus te abençoe. Bjs

Anônimo disse...

Muito bom o encontro, irei utilizar com os meus pequenos. Deus te abençoe

Lucia Duarte disse...

Parabens. Estou trabalhando o tema. Obrigada por ter disponibilizado.

Postar um comentário

Evangelizar é preciso!

Link-me